segunda-feira, 15 de novembro de 2010

MATÉRIA PARA JORNAL O FLUMINENSE - EMPREGOS E NEGÓCIOS


1.Há mais ou menos dez anos, era mais difícil encontrar jovens que mudavam de faculdade por estarem convencidos de que foram pelo caminho errado. Mas agora é cada vez mais frequente topar com pessoas que trocam até cinco vezes de curso, antes de se decidir por uma área. A que se deve tanta indecisão nos dias de hoje?
Em primeiro lugar, a idade em que o jovem precisa decidir. Muitos ainda são imaturos para tomar uma decisão tão importante.
Em segundo lugar, o mercado muda constantemente, novas profissões surgem e o jovem não tem conhecimento desta gama de possibilidades. Os jovens acabam optando por profissões mais tradicionais como medicina, direito e economia, e desconhecem profissões como negócios em surfe ou criação de jogos digitais, por exemplo.
Em terceiro lugar, mas não menos importante, falta ao jovem a prática do autoconhecimento. Não se pode escolher uma profissão apenas porque está em alta no momento ou porque é a profissão do pai ou da mãe. A escolha da profissão deve estar pautada nos sonhos e nas competências de cada um.


2.Questões como o mercado de trabalho - favorável - influencia hoje, mais do que nunca, na decisão de que curso ingressar?
Certamente, o jovem muitas vezes é influenciado por profissões do momento, sem levar em conta seus sonhos e suas competências. Escolher a profissão dos pais, ou do protagonista da novela da Globo, pode ser um grande erro.


3.Você acha que por os jovens ingressarem cada vez mais cedo nas universidades pode causar essa dúvida frequente?
Sem dúvida. A maioria ainda não está amadurecida para tomar esta decisão. O processo de orientação profissional deve começar no 1º ano do ensino médio, a escola deve munir seus alunos com informações sobre as profissões, o mercado de trabalho, o retorno financeiro da profissão, as possibilidades de atuação, etc...
Hoje existem vários jogos e recursos para auxiliar o jovem nesta escolha. O profissiogame é um excelente recurso, além de lúdico possui informações essenciais sobre as profissões.


4.Pode dizer também que os jovens hoje agem cada vez mais por impulso?
Acredito que a falta de autoconhecimento e de informações concreta sobre as profissões são as principais causas da escolha errada.


5.Que atitudes esses jovens devem tomar antes de escolher um curso?
Devem pensar nos seus desejos e sonhos, identificar suas habilidades e competências, se informar sobre o mercado e as profissões.
Devem buscar a ajuda de um profissional de Orientação, devido a grande complexidade que envolve esta escolha. Todos devem buscar este processo, não apenas os jovens que tem problema para escolher, mas também os que se já fizeram sua opção. O processo é fundamental para uma escolha segura! 
Normalmente os jovens que estão certos sobre a escolha são os que mais se enganam, pois muito podem estar influenciados por fatores externos: família, mídia, amigos, etc.


6.Teste vocacional ajuda ou dificulta essa escolha? Muitos acham que atrapalha.
Se o teste vocacional for aplicado de forma isolada, não ajuda em nada, até atrapalha. Os testes podem sim, em alguns casos, auxiliar no processo de orientação profissional, que é muito mais profundo, pois ajuda o jovem a se conhecer, conhecer as profissões e o mercado e fazer sua escolha.


7.Quando uma pessoa age com dúvidas o que deve fazer? Trancar o curso e aguardar ou partir para outro curso?
Depende do momento de cada um. Muitos jovens ainda imaturos, podem optar por trancar o curso, trabalhar e decidir no ano seguinte. Este período deve servir para que ele pesquise melhor sobre as profissões pretendidas, com certeza ele vai escolher com mais maturidade.


8.Tem um tempo certo para o estudante abandonar o curso e partir para outro? Muitos não esperam nem o 2º período. O que é certo?
Não existe regra. Neste caso a ajuda de um orientador profissional é fundamental.


9.Pode dar algumas dicas para escolher o certo antes de se matricular?
Comece a conhecer o mercado e as profissões no 1º ano do ensino médio. Você pode visitar as universidades, conversar com os alunos, coordenadores e professores. Converse com profissionais das áreas de interesse, entreviste-os, conheça sua rotina de trabalho.
Pratique o autoconhecimento. Perceba suas habilidades, identifique seus pontos fortes e pontos fracos, essas são as suas competências. Desenvolva aquelas que você já sabe que serão necessárias na área pretendida.
Participe de um trabalho de Orientação Profissional, este é um investimento valioso na hora da decisão. Muitos jovens escolhem errado por não entender que a escolha é de dentro para fora e não o contrário.

O Fluminense - Empregos e Negócios 

23/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário