quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SUPERE O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO COM FLÁVIA MELLO

SUPERE O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO - ENTREVISTA COM FLÁVIA MELLO PARA O BLOG ELIS DIAS



  Professora Flávia Mello, é Licenciada em Comunicação Social e Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense(UFF) Pós graduada em Marketing e Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, atuando há mais de 10 anos em Rádio, TV, Jornal, Assessoria de Imprensa e Comunicação, além de ministrar cursos de Oratória e de Como Falar em Público, Produção de Eventos e palestras em todo o Brasil. Tem trabalhos realizados em Empresas de Navegação e na PETROBRAS, como professora atua no ensino superior e em cursos de extensão no SENAC-RJ,Centro Universitário Plínio Leite, Universidade Estácio de Sá e UNILASALLE.


1- É fácil vencer o medo de falar em público ou existem casos que "não tem jeito"?

Aprender a falar em público é como aprender a andar de bicicleta, dirigir, cozinhar é preciso apenas querer! Tudo se torna fácil quando você acredita nisso. A sua mente pode facilitar ou dificultar o processo de aprendizagem. Muitos alunos me procuram e falam durante muito tempo perfeitamente, contam histórias (com uma narrativa brilhante), sorriem, estendem o papo para os que estão em volta e ainda sim se dizem tímidos porque ouviram isso a vida inteira e o pior acreditaram!


2- De que forma uma pessoa extremamente tímida pode perder o medo de falar em público? Como isto é possível?

Claro que é possível! Em meus cursos trabalho muito a descontração, a alegria, a integração entre os alunos. Isso facilita e muito o processo de aprendizagem, pois já foi comprovado que quanto mais sem tensão e feliz o ser humano estiver, mais ele apreende as informações passadas. Alegria, treinamento e estudo são o meu lema. O maior exemplo disso é quando estamos em uma bela praia, com um sombra agradável, uma água de coco, amigos ao lado e lemos um tema como " A importância ingestão da água para o ser humano". Lemos a matéria e a comentamos naturalmente para todos os presentes. Nesse momento, cada um faz um comentário e depois fechamos o assunto tranquilamente. Coloca esse mesmo assunto em uma reunião de trabalho ou sala de aula, onde o líder causa uma pressão estressante em cima de você dizendo: - O senhor terá que apresentar o assunto" A importância da água para o ser humano" para toda a sua equipe de trabalho, em meia hora, e além disso o senhor terá que abrir em sua palestra espaço para perguntas. COMO VOCÊ SE SENTIRIA? O simples se tornou difícil pela pressão. No meu curso, você aprenderá a se ver livre dessa pressão e a realizar o seu ofício com tranquilidade e firmeza.

3- Qual a importância no mundo atual de uma pessoa saber falar em público, independente da carreira que ela siga?
Independente da carreira , falar em público é muito importante! A comunicação faz parte do nosso cotidiano. Se nós observarmos, falamos em público quase que diariamente. Todas a vezes que falamos existem uma, duas, três pessoas ou mais pessoas nos observando. Sem perceber já estamos falando em público.Quando aprendemos a falar em público, mudamos a nossa postura corporal e mental. Passamos a nos conhecer e a conhecer o outro muito melhor. Falar em público ou para o público é um exercício maravilhoso, pois dessa forma saímos de um pequeno mundo para um mundo muito maior e mais rico de conhecimentos. Nesse processo, você passa a descobrir que o SER HUMANO é a maior riqueza existente no planeta. Falar em público também significa OUVIR O PÚBLICO e é aí que está a grande riqueza e prazer desse aprendizado.

4- Por que a maioria das pessoas sentem medo de expor suas ideias em público? Muitas vezes ouvimos das pessoas:” eu até sei sobre o assunto mas na hora "h" senti um branco e não saiu nada”. O que é possível fazer para que isto não ocorra?
Como eu já havia dito na segunda resposta temos que aprender a relaxar para que a nossa mente produza de forma eficaz. Depois treinar, treinar, treinar... fazer a apresentação em frente ao espelho, filmar, apresentar para sua família, amigos, bonecos... todo o treinamento é válido. Conheça o assunto profundamente e mãos-a-obra. Lembre-se: Humanos são passíveis de erro. VOCÊ É HUMANO E FALARÁ PARA HUMANOS!


Aprender a sorrir de si mesmo é muito gostoso. Deixar o orgulho de lado e praticar a Oratória. Errou, sorria! Relaxe e continue!



5- Para ser um bom comunicador a pessoa precisa ser um bom ouvinte?
Com certeza! Além disso, deve também estudar muito sobre liderança e comportamento humano. Um bom líder deve agir em prol do bem comum.

6- Existe algo em comum entre o Marketing Pessoal e o medo de falar em público?
Existe sim. Como você poderá comunicar ao público ou ao mercado de trabalho os seus talentos se você NÃO FALAR?

7- Em sua prática pessoal e profissional como vê que a auto-confiança, a inteligência emocional, o auto-domínio e uma atitude mental positiva influem para que a pessoa consiga ter uma boa comunicação.
Como eu já havia dito, a auto confiança, o equilíbrio da inteligência emocional que leva ao auto-domínio e a atitude mental positiva são peças fundamentais para o desenvolvimento da ótima comunicação.
Em meus 10 anos de trabalho, já treinei milhares de pessoas e nesse processo pude observar que no desenvolvimento da Oratória a paixão por si mesmo e pelo outro fazem parte do grande segredo do desenvolvimento da "Arte de falar em público".











7 comentários:

  1. Professora e jornalista Flávia Mello, você mudou a minha vida para sempre. Eu já fiz o seu curso no SENAC e venerei. Eu quero te acompanhar sempre. Muitooooo obrigada por tudo.
    Beijos Raphael Junqueira.

    ResponderExcluir
  2. Flávia que saudade das suas aulas incríveis e divertidas. Hoje sou jornalista esportivo, no Brasil e devo muito isso a você que sempre me incentivou nas suas aulas de locução na univerdade UNIPLI. Inesquecível. Quando me achava a pessoa mais tímida desse mundo, você apareceu e me mostrou que tudo é possível!!!! Um abraço, Thiago.

    ResponderExcluir
  3. MARCUS PONCE CHEFE DE RH, DA BHS HELICÓPTEROS10 de novembro de 2010 às 16:47

    Flávia, você está de parabéns pelo conteúdo de sua entrevista. Durante algum tempo ministrei Cursos de Oratória e Técnicas de Apresentação em Público e pelo que vejo seu curso é de altíssimo nível. Conheço sua competência profissional e a recomendo para qualquer empresa que deseje consistentes resultados em seus investimentos em treinamentos.

    ResponderExcluir
  4. LÚCIO FLÁVIO SECRETARIA DE SAÚDE DO RIO10 de novembro de 2010 às 16:49

    Flávia, apesar de nos conhecermos apenas por e-mail, já deu pra ver a profissional que vc é!!!!!!!! Parabéns pela matéria

    ResponderExcluir
  5. Marcelo orioli prof. de Direito10 de novembro de 2010 às 16:51

    Flávia,
    o que está na matéria é o que você pratica na sua vida, profissional e pessoalmente.
    Teus ensinamentos são de grande valor para todo aquele que deseja se distinguir na sua profissão.
    Sou grato por te conhecer e poder partilhar ótimos momentos contigo.
    Muito sucesso sempre! Você pode!
    P A R A B É N S !
    Marcelo Orioli
    Professor de Direito

    ResponderExcluir
  6. Querida Flávia,

    Incrível como a essência do seu trabalho está pautada, em primeiro lugar no SER HUMANO. Por esta razão, passar por você, significa, dominar as técnicas da oratória, e principalmente sair ACREDITANDO EM SIM MESMO!
    Te conhecer e conhecer o seu trabalho, é um aprendizado constante!
    PARABÉNS!

    Paula Alexandrisky
    Gerente de RH do UNIPLI
    www.unipli.com.br
    Professora e palestrante

    ResponderExcluir
  7. PAULA ALEXANDRISKY VOCÊ É UM SER HUMANO E UMA PROFISSIONAL SEM IGUAL. TRABALHAR COM VOCÊ, CONVIVER AO SEU LADO É UM PRESENTE QUE A VIDA ME DEU. COMO EU CRESÇO E ME SINTO VIVENDO EM UM PLANO MAIOR, COM UM PLANEJAMENTO DE VIDA TODO VOLTADO PARA O BEM. PAULA VOCÊ É UMA GRANDE CULTIVADORA DA SEMENTE DO BEM E DO AMOR AQUI NA TERRA.
    COM UMA ETERNA ADMIRAÇÃO E GRATIDÃO,
    FLA´VIA MELLO.

    ResponderExcluir